Evento vai debater o racismo no futebol

Percebendo o futebol como grande elemento de inclusão social, quer seja através da prática do esporte por crianças carentes ou pelos belos exemplos dados por profissionais e ídolos da modalidade esportiva mais difundida no mundo, a Kokka Sports saúda a iniciativa do Observatório da Discriminação Racial, que promove o 1º Seminário sobre Racismo no Futebol.

Devido à grande incidência de casos de intolerância racial, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol se mobilizou para realizar o evento que tem como objetivo fomentar as discussões sobre o tema. O encontro é gratuito, sendo necessária uma prévia inscrição no site do Movimento. O Seminário ocorre no dia 23 de setembro na sede da Federação Gaúcha de Futebol, que presta apoio institucional à iniciativa.

Marcelo Carvalho, idealizador do Observatório, está muito satisfeito com a possibilidade de realizar o evento, mas afirma que tem o propósito de promover outras ações.

- A realização do Seminário foi um grande passo, mas não queremos tê-lo como uma ação isolada. Faremos outros eventos e promoveremos outras atividades para que as pessoas reflitam e se manifestem permanentemente sobre o tema – comentou.

No site do Observatório você encontra curiosidades históricas sobre a presença do negro no futebol brasileiro, legislação que rege a questão no desporto, entrevistas e textos.

1º Seminário sobre Racismo no Futebol

Programação:

14h –  Recepção

14h15 – Abertura Oficial

14h30 – Primeira etapa – Racismo o Futebol: Fato – Causa – Consequência

Painelistas:

Fato: Paulo César Tinga, jogador de futebol com passagem pelo futebol Japonês e Alemão, atualmente no Cruzeiro-MG.

Causa: Edilson Nabarro, Bacharel em Ciências Sociais – UFRGS, fundador do Movimento Negro Unificado.

Consequência: Luiz Fernando Costa, diretor jurídico da Federação Gaúcha de Futebol.

16h – Coffe Break

16h20 – Segunda etapa - Mesa redonda com a presença do mediador Jones Lopes (editor de esportes do jornal Zero Hora), painelistas e demais convidados.

Local: Auditório da Federação Gaúcha de Futebol. Endereço: Tv. Francisco Leonardo Truda nº 98 – 8ª andar – Centro de Porto Alegre.

Importante: Para participar, acesse o site do Observatório e faça sua inscrição:

www.observatorioracialfutebol.com.br

Crédito da imagem: Site do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Comentários