Cruzeiro faz sua estreia no Gauchão 2018

Alex Moraes | EC  Cruzeiro
Cachoeirinha - O primeiro toque na bola do Gauchão 2018 acontecerá no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. É lá que o Cruzeiro inicia sua caminhada na competição. Marcado para as 19 horas, o clássico com o São José é o jogo inaugural do Estadual, que terá cinco dos seis jogos da 1ª rodada acontecendo esta noite.

A meta do Estrelado é, ao menos, repetir o desempenho de 2017, quando a equipe se classificou na segunda colocação e foi eliminada para o Inter, nas quartas de final. Contudo, o sonho de todos é uma vaga em competição nacional de 2019. “Esperamos fazer uma grande estreia. Sabemos da dificuldade que é o piso sintético. O São José tem um time de qualidade, mas estamos confiantes”, destaca o técnico Ben Hur Pereira.

O treinador do Estrelado ressalta que as cobranças de falta e escanteio dos adversários é a principal preocupação. “Nossa equipe evoluiu muito nessas últimas semanas. A ideia é melhorar na questão da bola parada, onde não fomos muito bem durante os amistosos”, completa.

Para o primeiro Ze-Cruz da temporada, Ben Hur Pereira não tem muitas dúvidas. Ontem, ele praticamente garantiu que a escalação terá os mesmos jogadores que iniciaram os últimos amistosos, com Ben-Hur e Foguinho na retaguarda do meio de campo e Reinaldo e William Kozlowski posicionados mais á frente. No ataque, Saldanha deve estar ao lado de Kayron, artilheiro do time na pré-temporada. Na zaga, Fernando Pinto e Vladimir devem formar a dupla neste início de Gauchão.

Ben Hur aposta na mescla de atletas que estavam na campanha do ano passado, com os novos reforços. “Na parte tática e técnica houve evolução muito grande nos últimos dias. Dentro do método de jogo que traçamos, baseados em 2017, percebi que os novos já entenderam o que queremos”.

Recomeço para o xerife

Alex Moraes | EC Cruzeiro
Fernando Pinto chegou ao Cruzeiro para disputar o Gauchão do ano passado como um dos principais reforços do clube. Destaque na temporada anterior, quando vestiu as cores do São Paulo, o zagueiro. No entanto, depois de ser um dos destaques da pré-temporada de 2017, o jogador sofreu uma lesão grave no joelho, que o tirou dos gramados por um ano.

O zagueiro tentou, mas não conseguiu retornar no segundo semestre, na Copa Paulo Sant’Ana. Agora, recuperado, ele tem sido um dos homens de confiança de Ben Hur Pereira. Ele não esconde a ansiedade de pisar no gramado em uma partida oficial.

“Depois de um longo período sem jogar bate uma ansiedade. Mas, estou bem tranquilo, fizemos uma boa pré-temporada. O grupo está confiante em fazer, mais uma vez, uma grande campanha no Gauchão. Estou 100%”, garante.

Ficha técnica

Nome: Fernando Henrique Pinto Nunes
Data de nascimento: 28/03/1985 (32 anos)
Local de nascimento: Porto Alegre/RS
Posição: Zagueiro Pé preferencial: Direito
Altura: 1,86m Peso: 82kg
Clubes: Marília/SP, Cerâmica/RS, Novo Hamburgo/RS, São José/RS, São Paulo/RS, Nova Prata/RS, Juventus/SC, Cruzeiro/RS

Estreladas

Cruzeiro e São José foram fundados em 2013 e o Estrelado tem boa vantagem no confronto direto. São 66 vitórias do Cruzeiro, 58 do São José e 38 empates. Pelo Gauchão são apenas sete confrontos: duas vitórias para cada lado e três empates.

O pavilhão social do Passo d’Areia não teve a liberação dos Bombeiros após uma série de adaptações. As torcidas serão acomodadas, como já aconteceu no segundo semestre do ano passado, na arquibancada atrás do gol.


A torcida cruzeirista entrará no estádio pelo portão da Rua Rio São Gonçalo. Os ingressos para os visitantes custam R$ 40,00. Estudantes e idosos pagam R$ 20,00. Menores de 12 anos, acompanhados de um responsável não pagam.

O Cruzeiro jogou seis vezes na pré-temporada visando o Gauchão. O time venceu Sindicato dos Atletas (6x0), Porto Real (9x0) e Barnabé (4x0). Foram duas derrotas, para São Luiz e Avenida, ambas por 1 a 0. Por último, empate com o Juventude, 1 a 1.

Adversário reforçado 

O São José começa confiante o Gauchão. O time que venceu a Copa Paulo Sant’Ana - eliminando o Cruzeiro nas semifinais -, em dezembro, foi reforçado. Destaque para o atacante Rafael Porcellis e para o zagueiro Rafael Goiano, que estavam em Portugal. “A motivação para um clássico é sempre muito grande. O clima é diferente do comum”, afirma Goiano.

Diferente do zagueiro, Porcellis (foto) nunca jogou Ze-Cruz, mas está no clima. “Ouvi falar que é um clássico acirrado. Esse tipo de jogo é sempre melhor de jogar, com uma adrenalina a mais”.

O técnico do Zequinha é Rafael Jaques, ex-atacante do Grêmio. “Vai ser um jogo muito difícil. Contra o Cruzeiro é sempre desse jeito. Pelo que conhecemos do time deles, são jogadores com muito boa qualidade e a tendência é de que, assim como nós, venham para jogar mesmo. Será um jogo de qualidade de ambos os lados”.

1ª RODADA

Quarta

19 horas

Estádio Passo D’Areia

São José x Cruzeiro

19h30

Estádio Bento Freitas

Brasil x Juventude

20h30

Estádio Centenário

Caxias x Novo Hamburgo

Estádio Aldo Dapuzzo
São Paulo x Avenida

21h45

Estádio 19 de Outubro

São Luiz x Grêmio

Quinta

21 horas

Estádio Beira-Rio

Inter x Veranópolis

Comentários