O duro adeus a Irani

Ramon Cardoso | Divulgação
Cachoeirinha - O coração de um vencedor parou de bater, mas a trajetória deste continuará viva na memória de cada um que teve a oportunidade de conhecer Irani Teixeira. Aos 59 anos, o treinador do Brasil de Farroupilha para esta temporada morreu na madrugada passada e deixou para trás uma bonita história no futebol e na política, onde foi vereador e secretário em Cachoeirinha.

A morte de Irani ocorreu no Hospital São Lucas da PUCRS em decorrência de problemas cardíacos. O desportista sentiu-se mal semana passada e chegou a ser internado no Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, no último sábado. Na segunda-feira, foi transferido para a instituição da capital. Contudo, segundo seu irmão, Roberto Teixeira, apresentava melhora.

“Ele estava muito bem na noite anterior, quando falei com ele pela última vez. O exame mais recente saiu com resultado bom. Ele estava otimista com a operação que faria semana que vem. Foi uma surpresa infeliz”, comentou.

Apesar de uma carreira política destacada, a maior paixão de Irani era o esporte. Ele foi um dos que mais lutou, como secretário de Esportes, pela vinda do Cruzeiro para o município. Ano passado coordenou o Sapucaiense. Seu bom trabalho no clube de Sapucaia do Sul lhe rendeu um convite para treinar o Brasil de Farroupilha, com quem assinou contrato no final de dezembro.

Carreira política

Osmar Spido | Divulgação
Atual presidente do PCdoB de Cachoeirinha, Irani foi secretário municipal nos governos de José Stédile e Vicente Pires e vereador de 2012 a 2016 quando se destacou como um dos líderes da oposição. Ferrenho nas críticas, ele comprou diversas brigas com o Executivo e, mesmo não tendo sido reeleito, seguia participando ativamente do movimento político do município.

“A vida do meu irmão foi marcada pela dignidade”, destacou Roberto Teixeira. “Ele sempre lutou pela moralidade na vida pública, contra a corrupção e o preconceito. Os anseios populares eram o seu foco”, acrescentou.

Na última eleição, Teixeira fez 951 votos, mas acabou não assumindo no Legislativo em função de não ter atingido o coeficiente necessário para a reeleição (Colaborou Diléa Fronza).

Emoção na despedida em Cachoeirinha

Paulo Pires | Diário de Canoas
Das 14 às 18 horas de ontem, a capela 4 do Cemitério Memorial da Colina recebeu centenas de amigos e ex-companheiros de Irani Teixeira. Dirigentes e atletas que já tiveram alguma relação com o treinador foram dar adeus.

Um dos ex-atletas de Irani, que foi ao velório, é Edmilson Ferreira, 35. “Comecei a jogar com ele no Veranópolis, em Cachoeirinha. E o destino quis que nos reencontrássemos no Sapucaiense, ele como coordenador e eu roupeiro”.

No futebol, Irani teve passagens por Goiás, Juventude, São José-POA, São José-CS, Veranópolis e outros clubes. Ele também trabalhou como preparador físico.

ELES SE DESPEDIRAM

"Um homem íntegro, digno e honesto, que sempre defendeu os anseios populares. Acima de tudo, um grande amigo."

ROBERTO TEIXEIRA, 61 anos, irmão


"Era um paizão em todos os grupos que participou, sempre motivando os jogadores e reiterando o lado bom da vida."

EDMILSON FERREIRA, 35 anos, ex-atleta de Irani


REPERCUSSÃO

Miki Breier (prefeito) “Nossa solidariedade aos amigos e familiares do ex-vereador e ex-secretário de Cachoeirinha, Irani Teixeira, que veio a falecer.”

José Stédile (ex-prefeito)
“(...) À família, amigos e companheiros de partido nossa solidariedade neste momento difícil.”

Nando Rocha (@NandoJRocha)
“Triste falecimento do amigo Irani Teixeira, que tinha apenas 59 anos e recomeçava esse ano a trajetória de treinador de futebol que tanto amava.”

Renan Konig (@renankonig)
“(...) Foi meu primeiro treinador nos tempos da escolinha do Veranópolis em Cachoeirinha. Sempre torci muito por ele, foi uma grande perda (...)”

PCdoB
“O PCdoB-RS lamenta profundamente o falecimento de seu militante e dirigente estadual (...)”

Brasil-FAR
“A Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil de Farroupilha vem a público manifestar o seu mais profundo pesar (...)”

Comentários