Escala no Rio, com destino a Rússia

Canoas - Quando a Seleção Brasileira estrear na Copa do Mundo, dia 17 de junho, o País vai parar em frente a televisão e acompanhar o confronto com a Suíça. Mas, um “canoense” verá o jogo - e todos os outros - de um lugar especial: ao lado de Tite, no banco de reservas. É Luiz Crescente, professor da Ulbra há 25 anos, que é médico fisiologista do grupo canarinho.

Docente dos cursos de Medicina e Educação Física, Crescente iniciou na Seleção em 2015, quando Dunga era o técnico. Além da Ulbra, ele trabalha no Internacional.

Ao integrar a equipe técnica do Brasil, o professor precisou mudar a agenda para conciliar viagens e jogos pela Seleção com as aulas na universidade e o trabalho no Colorado.

“Após o início da atividade na seleção, tive que fazer adaptações nos meus horários para poder continuar na docência e no Inter”, explicou Crescente antes de embarcar para o Rio de Janeiro, no último sábado. Desde então, ele está na Granja Comary e, ontem, inclusive, concedeu entrevista coletiva com os demais representantes do departamento médico.

Abaixo, confira uma entrevista exclusiva feita com o profissional antes do embarque.

ENTREVISTA - Luiz Crescente (Fisiologista da Seleção)

Como será seu trabalho com os jogadores durante a Copa do Mundo?
Crescente -
Na segunda-feira, fizemos a avaliação técnica dos 23 convocados para verificar o grau de condição física e de desgaste de cada atleta. Nesse primeiro momento, o treinamento ficará em segundo plano, pois teremos que recuperar os jogadores que estão em plena atividade, alguns em fim de temporada na Europa.

Quais serão suas atribuições nesse período de ajuste final?
Crescente -
A partir de agora entramos no período de avaliações médicas, já que a Fifa exige uma série de exames, como as avaliações cardiológicas, clínicas, bioquímicas, entre outros que precisam ser apresentados antes do início da competição.

Apesar de ser muito significativa a condição física dos atletas, qual a importância efetiva do seu trabalho para o bom desempenho dos atletas?
Crescente - Além das avaliações, também providenciaremos uma série de testes para quantificar que grau de condição física os desportistas estão chegando na seleção. Assim, tentaremos unificar a condição de cada um, para que todos possam treinar em igualdade de condições. Com base nessas avaliações serão propostas as estratégias para o treinamento.

O que representa para você trabalhar em uma Copa do Mundo?
Crescente -
Quando eu iniciei no Inter, há mais de duas décadas, eu não esperava chegar à Seleção Brasileira, tanto que isso pra mim já foi uma grande surpresa. Estar em uma Copa do Mundo, então, é mais surpreendente ainda. Entretanto, sei que tudo isso também está diretamente relacionado à atividade que desenvolvi aqui na Ulbra.

Apesar da sua experiência no futebol, quando o Brasil estrear na Copa, acha que sentirá uma sensação diferente?
Crescente -
Eu senti um friozinho na barriga em cada jogo eliminatório que participei com o Brasil. Cantar o hino nacional em um estádio num jogo internacional é muito emocionante.

Comentários