Projeto vai captar talentos das escolas

Vinícius Thormann | PMC
Canoas - Captar talentos, lapidá-los e dar visibilidade para que possam alçar voos maiores. Este é o objetivo do Talentos do Esporte, projeto da Prefeitura de Canoas por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). Primeiramente, serão atendidas cinco modalidades: basquete, vôlei, handebol, ginástica rítmica e taekwondo, nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e, em sintonia, Adulto.

Na prática, funcionará assim: o aluno interessado em se especializar em uma destas modalidades procura o seu professor de Educação Física. Então, o educador repassa o nome deste estudante para a Smel. Assim, ele estará apto a participar da peneira, no Centro Olímpico Municipal. Lá, o jovem passará pelo crivo de profissionais especializados na área correspondente e, caso seja aprovado, fará parte de um grupo de alto rendimento, que treinará duas vezes por semana e participará de competições representando a cidade.

Para as categorias Sub-13 e 15, são aceitas inscrições apenas de alunos da rede municipal de ensino. Já na Sub-17, os estudantes das escolas estaduais também podem se inscrever nas peneiras.

“Queremos dar atenção ao alto rendimento. Para isso, estamos em contato direto com professores de Educação Física, que nos passam informações sobre aqueles alunos que se destacam”, destaca Barbara Marconato, secretária adjunta de Esporte e Lazer.

TUDO DE GRAÇA
Marconato ressalta que não haverá custo algum para as crianças. “O transporte, tanto para as peneiras como para os treinos, será fornecido pela Prefeitura. Divulgaremos os pontos por onde nossos microônibus passarão”, explica. Os uniformes de treino serão entregues após os resultados das peneiras.

PRATAS DA CASA
A secretária adjunta destaca que o projeto não irá onerar demais os cofres públicos. “Teremos custo apenas com os uniformes e o transporte. Os locais dos treinos são da cidade – Centro Olímpico Municipal e Centro Esportivo São Luiz – e os profissionais que darão as aulas são de dentro da Smel. Todos capacitados especificamente para cada modalidade.”

Futebol e futsal não entraram no projeto, segundo Marconato, pelo fato de já contarem com espaços de sobra na cidade. “Há diversas escolinhas e equipes dessas modalidades. Nosso foco é buscar talentos em áreas não atendidas”, ressalta.

Seleção também nas Ceca

Serão selecionados nas peneiras, neste primeiro momento, 15 alunos por turma de cada modalidade. Contudo, as equipes contarão com 20 atletas. Os outros cinco, de acordo com a secretária adjunta do Esporte e Lazer, Barbara Marconato, sairão das Competições Escolares Canoenses (Ceca), que iniciam no dia 7 de junho. “Nossos profissionais estarão observando os jogos a fim de encontrarem talentos. As Ceca nos enchem de orgulho. Na edição passada, foram 6.042 alunos de todas as redes de ensino participando”, lembra.

Inscrições até sexta-feira 

A gurizada tem até a sexta-feira, dia 18, para procurar seus professores de Educação Física e solicitarem a inscrição nas peneiras. De acordo com Barbara Marconato, não há limite. “Peneira boa é peneira cheia”, comenta. Até o momento, apenas com divulgação interna, já foram 237 inscrições, até a última sexta. “Agora, com a divulgação, este número deverá crescer muito”, completa. Não está descartada uma segunda seleção de atletas ainda para este ano.


Lapidar diamantes

Supervisor do projeto, Juca Klein destaca que, além dos treinos, as equipes participarão de competições. “Ainda não se sabe o nível destes campeonatos, isto será avaliado com o passar do tempo”, explica. Segundo ele, além de técnicos especializados, os jovens terão à disposição preparadores físicos e nutricionistas. “Vamos pegar o diamante bruto e lapidá-lo para que possa crescer no esporte”, completa.

Cronograma

4 DE JUNHO
14h - Handebol Feminino (para nascidos entre 2006 e 2002) - COM
16h - Handebol Masculino (entre 2006 e 2002) - COM

5 DE JUNHO
14h - Vôlei Feminino e Masculino (2006 e 2005) - COM quadras 1 e 2
15h30 - Vôlei Feminino e Masculino (entre 2004 e 2001) - COM quadras 1 e 2
17h - Taekwondo Misto (entre 2006 e 2003) - COM

6 DE JUNHO
14h - Ginástica Rítmica Feminina (entre 2011 e 2006) - COM
15h - Basquete Masculino (entre 2006 e 2001) - COM
16h30 - Basquete Feminino (entre 2007 e 2004) - COM
16h30 - Paradesporto Atletismo Misto (Livre) - COM


"É um projeto que estava em nosso plano de governo. Desde a campanha, conversava com o prefeito Busato sobre essa necessidade. No primeiro ano, arrumamos a casa. Agora, com tudo em ordem, podemos dar espaço ao esporte de alto rendimento, já que as escolinhas estão consolidadas."





BARBARA MARCONATO, secretária adjunta de Esporte e Lazer

"Selecionaremos não apenas jovens com talento nato para o esporte. Aqueles que tiverem o biotipo físico ideal para determinada modalidade também terá espaço.”

JUCA KLEIN, supervisor do projeto

Comentários